12 de maio, o dia dos heróis da saúde

Uma data muito especial para a categoria da saúde que clama por valorização

12/05/2020

Uma data muito especial para a categoria da saúde, o 12 de maio foi escolhido para comemorar o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde. Hoje também é comemorado o Dia internacional da Enfermagem, dando início à “Semana da Enfermagem’, de 12 a 20 de maio. 
 
E muito antes de o cenário global mudar devido à pandemia do novo coronavírus, a OMS - Organização Mundial da Saúde, definiu o ano de 2020, como ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem, e não foi à toa, parecia que já previa o caos mundial.
 
Ao longo dos 81 anos de existência do Sinsaúde, sempre realizamos homenagens aos trabalhadores nas Câmaras Municipais de dezenas de cidades e também na Assembleia Legislativa, por meio de um trabalhador eleito pelos próprios colegas e que representa a categoria. Este ano, devido à pandemia, a homenagem não pode acontecer nos moldes antigos.
 
Porém, mais do que nunca, a sociedade precisa voltar seus olhos para aqueles que estão na linha de frente do combate ao Covid-19. Podemos dizer que essa valorização já está acontecendo, pois nunca se falou tanto no trabalho heroico dos que atuam em ambientes hospitalares, sejam eles médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas, faxineiros, entre outros profissionais que se expõem aos riscos biológicos para que outras pessoas sejam salvas.
 
Entretanto, mais do que chamar atenção para o ato nobre da profissão queremos a valorização através da responsabilidade das autoridades e dos administradores dos estabelecimentos de saúde, contribuindo com condições de trabalho dignas e salários condizentes com o valor que representam para a sociedade. 
 
São trabalhadores que, apesar de todas as dificuldades que ainda existem pela falta de valorização, pela carga de estresse alta, por não verem seus familiares, eles exercem suas atividades diárias com muito amor e disposição para cuidar de quem precisa.
 
Queremos hoje parabenizar este legado de trabalhadores que vão entrar para a história pela dedicação, ética e profissionalismo. Vamos multiplicar nossas forças e fortalecer o elo que nos une, formando uma corrente do bem de cada paciente.
Parabéns trabalhadores da saúde!
 

Sofia Rodrigues do Nascimento, presidente em exercício do Sinsaúde Campinas e Região 

MAIS ARTIGOS
[ FECHAR ]
[ FECHAR ]

GALERIA MULTIMÍDIA

VER TUDO

instagram

youtube