EDUCAÇÃO

O ISI

O ISI – Educação e Cultura surgiu de um projeto social do SINSAÚDE. A ideia é promover a melhoria da assistência profissional na saúde por meio da capacitação e do aprimoramento educacional.
Para isso reúne um conjunto de atividades técnicas e uma metodologia única, que contribuí consideravelmente para habilitação profissional em vários setores da saúde, atendendo as necessidades das parcerias e também capacitando cada vez mais pessoas para atenderem as demandas que surgem a cada dia dentro dos hospitais, sejam elas tecnológicas ou administrativas.
O total de horas que os alunos adquirem de conhecimento e aperfeiçoamento representa um ganho real, que certamente retorna para dentro dos hospitais, passando estes a prestar um atendimento mais humanizado e com mais qualidade para a população.
O SINSAÚDE, ao completar 80 anos, se orgulha desta iniciativa que contribui de maneira decisiva para a melhoria da profissionalização e da assistência em Campinas e região, pois são os trabalhadores da saúde os guardiões desta qualidade.
A ação transformadora adquirida pelo conhecimento tem possibilitado a cada trabalhador alçar voos mais altos, como por exemplo, a conquista de promoções, de melhores salários e estímulo para o ingresso em curso superior.

CURSOS DESTAQUE

Técnico em Enfermagem

O curso Técnico em Enfermagem oferecido pelo ISI Educação e Cultura tem como objetivos preparar os profissionais para prestar assistência de enfermagem no que se refere ao apoio ao diagnóstico, à educação para a saúde, à proteção da saúde e prevenção de doenças, à recuperação e reabilitação e à gestão da saúde. Os profissionais são capacitados para atuarem tanto no espaço hospitalar, público ou privado, postos e centros de saúde, clínicas, laboratórios, consultórios médicos e domicílios particulares. Com carga horária de 1.800 horas, tem entre outros diferenciais parceria com 40 hospitais, laboratório de simulação realística, estágio supervisionado garantido e laboratório de habilidades. Saiba mais.

Técnico em Hospedagem

 Prepara o profissional para atender as exigências de mercado para atuar na esfera pública, privada ou filantrópica nos meios de hospedagem como: hotéis, flats, pousadas, hospitais, embarcações, resorts dentre outras áreas de lazer, capacita o estudante para o desenvolvimento de técnicas inerentes à profissão e que seja capaz de praticar a observação e ampliar seu pensamento crítico.

Técnico em Administração

O Técnico em Administração poderá atuar nas diversas áreas de Instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Com carga horária de 888 horas, o curso oferecido pelo ISI tem como diferenciais: Aulas teóricas e práticas, laboratório de informática, exercícios com problemas reais do mercado, professores qualificados. Saiba Mais.

Técnico em Farmácia

 O profissional Técnico em Farmácia poderá atuar em diferentes segmentos farmacêuticos como drogarias comerciais; farmácias de manipulação; farmácias homeopáticas; farmácias hospitalares e de Unidades Básicas de Saúde; distribuidoras de medicamentos, matérias-primas, cosméticos e correlatos; e nas indústrias farmacêuticas e cosméticas.

ESTRUTURA

História do ISI

Campinas abriga mais um patrimônio histórico brasileiro: a Irmandade de Misericórdia composta pelos hospitais Irmãos Penteado e Santa Casa de Campinas, construída há mais de 130 anos. Em agosto de 1498, nascia em Lisboa, sob a proteção da corte, a chamada Confraria da Santa Casa da Misericórdia.

A rainha de Portugal, Leonor de Lancaster, esposa de D. João II, fundou a primeira instituição, com o objetivo de responder, de forma organizada, às necessidades assistenciais naquele tempo. No outro extremo do império, no Brasil, a Misericórdia de São Salvador da Bahia surgiu em 1542, seguida da de Santos em 1543, e do Rio de Janeiro menos de duas décadas depois. Em 1584, segundo testemunho do Padre Anchieta, já havia Misericórdias em todas as Capitanias brasileiras.

Por isso aqui está sendo instalado o ISI - Instituto de Saúde Integrada - com a missão de formar e reciclar profissionais de saúde, promover atividades culturais, construir o Museu da Saúde de Campinas e estabelecer programas de ação social junto à comunidade.

O Instituto de Saúde Integrada tem a missão de promover educação, cultura e ação social na região metropolitana de campinas interagindo com todas as localidades paulistas, brasileiras e internacionais, num intercâmbio rico de conhecimento e formação social, com vistas a uma sociedade melhor em todos os sentidos da presteza humana.

Com a experiência adquirida com o desenvolvimento do Projeto Educação na Saúde (PES) no período de 1996 a 2003, a partir de uma parceria feita pela Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Ministério do Trabalho, Secretaria Estadual do Trabalho e Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), O ISI é uma instituição que não visa lucro e tem a missão de promover ações de ensino, cultura, ação social e pesquisa voltadas para a sociedade e, particularmente, para os trabalhadores da saúde. Com entrada pela Rua Barreto Leme, nº 1.552, o ISI foi instalado em uma área de 2.500 metros dos 8 mil m² que abrigam o prédio histórico da Santa Casa de Campinas. Isso foi possível com a assinatura de um documento que garante por 25 anos (até 2028), em regime de comodato. Até 2009 foram implantadas sete salas de aula, dois laboratórios de informática, um laboratório de enfermagem e uma biblioteca. No espaço ainda está prevista a instalação de um salão de eventos para 200 lugares, um anfiteatro para 140 lugares e a implantação do Museu Virtual da Saúde; além de novas salas destinadas ao ensino, pesquisa e ação social.

A MISSÃO DO ISI

Promover ações humanizadas na área da saúde, por meio da educação, cultura, ação social, ensino e pesquisa.

AÇÃO SOCIAL

VOLUNTARIADO

Sensibilizar pessoas para ação social, educação e cultura com enfoque na saúde.

INCLUSÃO SOCIAL

Programas de inclusão social e profissional para trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência.

CLÍNICA DE SAÚDE

Laboratório e Ambulatório para treinamento técnico. Projeto da Clínica de Atenção ao Trabalhador da Saúde - CATS.

PROJETOS SOCIAIS

Desenvolvimento e apoio a projetos e programas sociais, em parceria com empresas e instituições.

Para mais informações acesse o site www.isicampinas.org.br

[ FECHAR ]
[ FECHAR ]

GALERIA MULTIMÍDIA

VER TUDO

instagram

youtube