Sinsaúde oferece atendimento psicológico aos associados

08/01/2019

Profissionais da saúde lidam com pressão, com a morte, enfrentam jornadas excessivas e baixos salários

 

A morte de uma enfermeira no último dia 2 de janeiro, em Mato Grosso do Sul, teve grande repercussão e causou comoção entre a categoria da saúde em todo o País, reacendendo a preocupação com os altos índices de depressão envolvendo os profissionais da área.

 


Ao que tudo indica, Janaína Silva, de 39 anos, cometeu suicídio e a sua morte expõe um problema estrutural da categoria, exposta a pressões, baixos salários, dupla jornada, falta de materiais e de equipamentos para exercer a atividade, além da falta de segurança nas unidades de saúde.

 


A rotina do profissional da saúde inclui ainda lidar com o sofrimento dos pacientes, com a morte, além da falta de tempo para o lazer, para se dedicar à família e a si mesmo, como destaca a presidente do Sinsaúde, Leide Mengatti.

 


Atento a este cenário e à necessidade do trabalhador da saúde e de seus familiares, o Sinsaúde Campinas e Região ampliou a sua rede de proteção que, além de atendimento odontológico e fisioterápico, passou a oferecer atendimento psicológico.

 


A equipe, coordenada pela psicóloga Beatriz Helana R. Camargo, oferece psicoterapia para crianças, adultos e idosos, e atende diariamente, de segunda a sexta-feira, na sede do Sinsaúde, em Campinas. Beatriz afirma que o trabalho visa acolher os profissionais e os seus familiares.

 


Ela reforça que muitas vezes a sobrecarga física e psicológica leva o profissional da saúde a desenvolver problemas como a Síndrome de burnoud e a própria depressão, o que, por sua vez, também acaba levando a muitos afastamentos do trabalho.

 


Leide acrescentou que o acompanhamento psicológico é de fundamental importância para o profissional da saúde. Como a maioria das empresas não dispõem deste suporte, o Sinsaúde passou oferecer a psicoterapia de forma acessível para os trabalhadores.

 


Os atendimentos de psicologia na Clínica Sinsaúde já estão sendo feitos no Sindicato. Para agendar o atendimento, o associado deve entrar em contato pelo WhatsApp: (19) 98991-6625.

 

TV Sinsaúde 

 
Nesta edição do programa Pensando em Você, a presidente do Sinsaúde Leide Mengatti conversa com a psicóloga Beatriz Helana Ribas sobre a Clínica de Saúde, desenvolvida para integrar a Rede de Proteção aos associados Sinsaúde.

 

Veja o programa completo na TV Sinsaúde: www.tvsinsaude.org.br

[ FECHAR ]
[ FECHAR ]

GALERIA MULTIMÍDIA

VER TUDO

instagram

youtube