Ciclo de palestras marca início da organização da Campanha Salarial no Sinsaúde

07/04/2021

Com o objetivo de preparar a diretoria para o processo de negociações coletivas, teve início nessa quarta-feira, um ciclo de palestras por videoconferência no Sinsaúde Campinas e Região. O processo foi inaugurado pelo advogado e consultor jurídico e Procurador Regional do Trabalho aposentado, Dr. Raimundo Simão de Melo que falou da sua experiência no mundo do trabalho traçando um paralelo das condições atuais do setor no Brasil. A temática de sua palestra foi “O movimento sindical hoje e suas perspectivas de luta”.


Simão de Melo defende o fortalecimento das entidades sindicais. Ele considera que a estrutura dos trabalhadores foi severamente atingida pela reforma trabalhista. Frisa a importância de os trabalhadores reconhecerem a importância dos seus sindicatos para garantir a representatividade que tanto necessitam. “Sem sindicato, o profissional fica solitário e a mercê dos empregadores, o que não é bom, ” reflete ele. 


A união dos diretores sindicais e dos trabalhadores com o apoio da população é apontado pelo jurista como o caminho para que se obtenha bons resultados na Campanha Salarial. Ele acredita na necessidade de haver envolvimento da população nos movimentos atuais já que as pessoas estão hoje, mais que em outros tempos, sensibilizadas com a força e dedicação dos trabalhadores da saúde frente a pandemia.


Fazendo coro ao clamor dos sindicalistas, Dr. Raimundo Simão vê na valorização salarial e na melhoria das condições de trabalho, o caminho para a evolução do setor de saúde no país. É um setor que interessa a toda a população e qualquer melhoria que consiga, reflete no social.


Para a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, a expectativa da diretoria do Sinsaúde Campinas e Região é conseguir resultados positivos nessa Campanha Salarial, já que é notório o quanto a categoria se desgastou e está oprimida depois de mais de um ano vivendo à frente da pandemia. “A Covid-19 desestruturou ainda mais a categoria que já sofria com as más condições de trabalho, falta de insumos e EPIs adequados. O sistema de saúde brasileiro preciso ser revisto e modernizado, mas antes é preciso valorizar a mão de obra que são os profissionais que ficam à frente cuidando dos pacientes”, refletiu.


Novas palestras

E para buscar resultados que almejam onde se inclui a melhoria efetiva dos salários pagos para os profissionais da saúde, além do adicional de insalubridade em grau máximo, treinamento e educação continuada, planos de saúde familiar, dentre outras, outras palestras estão planejadas para este mês. “Não vamos parar. No decorrer da campanha, vamos analisando as necessidades e fazendo o que for necessário para o bem maior da categoria”, garante a diretora de Orientação Sindical, Juliana Guilherme.


“O Sinsaúde está cumprindo o seu papel de fortalecer e levar conhecimento aos diretores visando um processo negocial de qualidade. Os diretores devem procurar aprender para levar adiante a sua responsabilidade de representar a categoria”, observa o presidente da Federação Paulista da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, que participa dos encontros dando a sua contribuição com a longa experiência que possui na liderança dos trabalhadores da saúde.


Conheça as próximas palestras agendadas e que terão como palestrantes os advogados contratados pelo Sinsaúde para atender a categoria. 

 

 

 

[ FECHAR ]
[ FECHAR ]

GALERIA MULTIMÍDIA

VER TUDO

instagram

youtube