Sinsaúde entra com ação por insalubridade em grau máximo para trabalhadores do Hospital Santa Gertrudes

30/03/2021

A diretoria do Sinsaúde moveu ação coletiva na quarta-feira (24), reivindicando o adicional de insalubridade em grau máximo (40%) para todos os funcionários que atuam no Hospital Santa Gertrudes e que, diariamente, correm os riscos de estar em contato direto com a covid-19 e outras doenças infectocontagiosas.


“A reivindicação pelo adicional de insalubridade é antiga, mas com o advento da covid-19, que contaminou e tirou a vida de muitos profissionais da saúde, a necessidade de reconhecimento do direito ficou ainda mais evidente”, explica o diretor de assuntos jurídicos do Sinsaúde, Paulo Gonçalves, lembrando que o Sindicato enviou oficio ao hospital Santa Gertrudes em fevereiro e já possui mais de 46 ações trabalhistas que reclamam o benefício para os profissionais da saúde.

“Para se ter uma ideia, profissionais que trabalham no Pronto Socorro, UTI, Central de Materiais e Centro Cirúrgico não recebem o adicional. Entretanto a luta do Sindicato é pela insalubridade de 40% para todos os trabalhadores, uma vez que todos estão expostos aos riscos por atuarem em um ambiente hospitalar”, afirmou o presidente da subsede de Limeira, Leandro Barreto.

A administração do Hospital respondeu ao Sinsaúde alegando ciência dos riscos que os funcionários passam no hospital, porém não apresentou proposta para conceder o pagamento aos trabalhadores. A NR 15 (Norma Regulamentadora), prevê o direito destes trabalhadores que atuam em ambientes insalubres que deve contemplar o pagamento dos 40% de adicional.

“A categoria da saúde tem outros inimigos além da Covid-19. Nossa rotina nos expõe a diversas doenças infectocontagiosas que tornam os ambientes insalubres e que colocam em risco a saúde e segurança no trabalho. Estes trabalhadores arriscam suas vidas diariamente pela saúde de nossa população e merecem a devida valorização”, frisa Leandro. 

Campanha Salarial
A reivindicação do grau máximo de adicional de insalubridade é uma das pautas da Campanha Salarial 2021/2022. A assembleia geral acontecerá na próxima quarta-feira, dia 31, das 8h às 20h, e os trabalhadores poderão votar a pauta de reivindicações que serão negociadas com os Sindicatos patronais e direção dos hospitais. A assembleia será on-line e os profissionais poderão acessá-la através da ferramenta “Canal do Trabalhador”, disponibilizada pelo Sinsaúde. 

“Compareçam à assembleia e fortaleçam o Sindicato, apenas a união junto a categoria garante a manutenção de direitos e conquista de benefícios. Vamos juntos nessa nova Campanha Salarial garantir a valorização dos trabalhadores da saúde que merecem melhores salários e condições de trabalho”, convocou a presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento.
 
[ FECHAR ]
[ FECHAR ]

GALERIA MULTIMÍDIA

VER TUDO

instagram

youtube